Nova Pós-Graduação | Unigranrio 

conheça o curso | Políticas Sociais

Desconto de 5%* até 10/06/2017 para o curso de Políticas Sociais – Campanha 2017.1.
Alunos formados na Graduação ou na Pós-Graduação da Unigranrio têm 25%* de desconto em todas as mensalidades.

público-alvo

A Especialização em Políticas Sociais da Unigranrio tem por propósito acolher profissionais com formações variadas (Administração, Antropologia, Comunicação Social, Direito, Economia, Enfermagem, Pedagogia, Psicologia, Saúde Coletiva, Serviço Social, Sociologia, dentre outros) interessados na produção de conhecimentos sobre o tema, bem como no aprofundamento das reflexões no campo de intervenção na esfera das políticas sociais e, por conseguinte, de afirmação da cidadania.

Diferencial

Corpo docente qualificado (todos mestre, doutorandos e/ou doutores) e com domínio teórico-prático sobre o tema. Conjunto de disciplinas que qualificam os participantes a uma formação capaz de subsidiar a formulação, gestão, execução, monitoramento e avaliação das políticas sociais. Crescente e contínua demanda por atuação profissional em ações desenvolvidas no contexto de execução das Políticas Sociais e, por conseguinte, em ações destinadas à garantia dos direitos de cidadania da população usuária dos serviços.

Competências Desenvolvidas

Fornecer conhecimentos teóricos necessários para análise da sociedade e dos múltiplos processos que nela se desenvolvem e se inter-relacionam, com enfoque para as questões sociais que desafiam instituições e profissionais e são determinantes para elaboração de Políticas Sociais, estimulando uma reflexão crítica deste processo. Estimular a capacidade de análise acerca das transformações societárias contemporâneas e suas implicações sobre o Estado e a Sociedade. Compreender o papel das Políticas Sociais no âmbito da reestruturação produtiva e os desafios para a construção da democracia. Contribuir com uma formação que substantive a capacidade interventiva dos profissionais que atuam nas Políticas Sociais, qualificando o seu trabalho na medida em que desenvolvem sua capacidade analítica e crítica de compreensão sobre suas especificidades e sobre o cenário sócio-político sob o qual elas se constituem. Capacitar para o desenvolvimento de ações no âmbito da formulação, gestão e financiamento das políticas sociais brasileiras. Formar especialistas em Políticas Sociais para atuarem em programas e projetos que desenvolvam práticas direcionadas à materialização de direitos de cidadania. Fortalecer o exercício da pesquisa como prática relevante para a atuação institucional e profissional em programas e projetos no campo das Políticas Sociais. Formar quadros qualificados para a continuidade e o aprofundamento da formação profissional em cursos Stricto Sensu. Apresentar modernas ferramentas de monitoramento e gestão das políticas sociais. Orientar os profissionais na elaboração de artigos que lhes possibilitem sistematizar conhecimentos e experiências ao longo do curso, estimulando-os a futuras publicações.

Pré-Requisito

Diploma de Ensino Superior reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil ou revalidado, quando emitido em instituições de ensino estrangeiras, na forma da regulação federal.

Conheça o Coordenador

Diego Augusto Rivas dos Santos
diego.santos@unigranrio.edu.br

Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2013-2015)​. ​Especialista em Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Doméstica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio (2012 - 2013)​.​ ​​​Graduado em Serviço Social pela Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy - UNIGRANRIO (2007 - 2010)​.​ Atualmente é professor do Curso de Serviço Social da Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy - UNIGRANRIO e Assistente de Coordenação do Curso de Serviço Social da Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy - UNIGRANRIO​, Campus Nova Iguaçu e Magé. Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso de Serviço Social da Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy - UNIGRANRIO. Membro do Conselho Científico da Revista do Serviço Social Unigranrio - Moitará (ISSN - 2448-2293)​. ​​Membro do grupo de referência do Núcleo Baixada Organização e Luta, organizado pelo CRESS-RJ.

Modalidade

Presencial.

Observação: A Unigranrio poderá ofertar cursos ou disciplinas na modalidade de Ensino a Distância (EaD), concomitante com disciplinas presenciais, podendo, ainda, alterar a oferta de determinadas disciplinas presenciais para que sejam oferecidas a distância, desde que sejam atendidos os requisitos previstos na legislação educacional vigente.